Método de Guimond
O método de Guimond foi desenvolvido por Gaétan Guimond, na década de 80, e é um método que permite resolver um 2×2 orientando primeiro todos os cantos e depois permutando ambas as camadas. Requer 16 algoritmos (sem casos equivalentes).
Passo 1: Resolver 3/4 de uma face com cores opostas
Deve-se entender aqui cores opostas como cores que aparecem em lados opostos do cubo. No caso do esquema de cores tradicional, são verde/azul, branco/amarelo e vermelho/laranja. Na grande maioria dos casos, se não existir nenhuma face nestas condições,
Eis alguns exemplos de 3/4 de uma face resolvida utilizando cores opostas.
Como se pode verificar no exemplo 5, não é necessário que essa face parcial tenha que ser constituída sempre por cores opostas. Pode-se usar uma mesma cor ou cores opostas.
Pode-se igualmente observar que os exemplos 1 e 2 são em tudo semelhantes, exceto na orientação do 4º canto que não está bem orientado. Deve-se tomar isso em conta para a correta identificação do caso a executar no passo seguinte.
Passo 2: Orientação dos cantos
Coloca-se a face construída no passo anterior para baixo e, consoante a orientação do último canto não orientado (horária ou anti-horária), executam-se os algoritmos de acordo com as hipóteses apresentadas.
Note-se que se vai usar a cor rosa/roxo para simbolizar cores opostas, isto é, os autocolantes representados nas imagens seguintes podem simbolizar qualquer cor oposta, como no primeiro passo.
Orientação “anti-horária”
Orientação “horária”
Passo 3: Resolver faces opostas
Após a orientação dos cantos, resolvem-se as faces opostas.
Há 4 hipóteses relevantes:
Passo 4: Permutar ambas as camadas
Este passo é exatamente igual ao passo de permutação de ambas as camadas do método Ortega.