Pyraminx

Informação

Pyraminx

Pyraminx

O Pyraminx é um puzzle na forma de tetraedro, inventado em 1970 por Uwe Mefferts. É constituído por 4 peças (chamadas ‘centros’), 4 peças acopladas aos centros (chamadas ‘vértices’),  que são fixas no puzzle, apenas girando sobre si próprias e 6 meios, que são peças que estão entre os centros. O puzzle tem 4 cores, uma por cada face lateral.

Existem assim 9 triângulos com cor por face, e os movimentos são realizados girando um centro, o respetivo vértice e os meios adjacentes.

Número de posições

Há 4 vértices com 3 orientações, 6 meios com 2 orientações, dando um máximo de 6!2634 posições. Pela forma como o puzzle se movimenta, com a limitação de que só pode haver um número par de peças na sua posição invertidas e por apenas poder existir um número par de permutações de meios, obtém-se um total de 6!2434  = 933,120 posições válidas. Cada uma destas pode ser resolvida, de forma ótima, num máximo de 11 movimentos.

Métodos de Resolução

Existem diversos métodos de resolução, que variam muito em grau de dificuldade e número de coisas a aprender, assim como da potencialidade de obtenção de melhores tempos.

A lista seguinte apresenta os métodos mais populares, dos mais simples aos mais avançados.

Método de Camadas

O método de camadas é, como no cubo de Rubik, um dos mais simples de aprender e é recomendado para quem não sabe resolver o puzzle.

O puzzle é resolvido por camadas, começando com a camada inferior, e resolvendo a última camada num só passo.

Pyraminx - Método de camadas

Método de Camadas

Método de Oka

O método de Oka é um método que começa por fazer um topo, resolver os centros da camada inferior, e depois completar os meios dessa camada.

Pyraminx - Método Oka

Método de Oka

Top