Resolução com uma mão (One Handed)

O que é?

Resolução com uma mão (ou do inglês one-handed), é uma modalidade de resolução do cubo de Rubik 3×3 em velocidade, em que o competidor apenas pode usar uma mão para o resolver. Isto acrescenta um certo grau de dificuldade à modalidade 3×3, que se pode tornar repetitiva.

Algoritmos

Muitos dos algoritmos utilizados para a resolução com duas mãos não são fáceis de executar com uma mão. Por esta razão, é conveniente aprender algoritmos mais simples que sejam constituídos maioritariamente por movimentos R e U.
O link seguinte contem listas de algoritmos bons para a resolução com uma mão:
https://sites.google.com/site/antoineccantin/oh?pageId=112040395602830663297

Como otimizar a resolução com uma mão?

O método ZZ é muito útil para a resolução com uma mão. Neste método, orientam-se todas as arestas(meios) do cubo, permitindo que este seja resolvido apenas com movimentos R, U, L e D, que são os mais fáceis de fazer com uma mão.
Subconjuntos de algoritmos como COLL e Winter Variation servem para simplificar bastante a resolução da última camada. No link seguinte pode encontrar listas com algoritmos para ambos:
http://www.algdb.net/

Look-ahead

O look-ahead é a capacidade de olhar um passo à frente durante a resolução do cubo. Da mesma maneira que um jogador de xadrez é capaz de prever as jogadas do adversário, um speedcuber pode focar a sua atenção em algumas peças enquanto executa um algoritmos, e assim não se perde tempo à procura dessas peças. Portanto, na resolução em velocidade o look-ahead serve para reduzir as pausas.
Na resolução com uma mão, o look-ahead é mais fácil de executar que na resolução com duas mãos. Isto deve-se ao facto de os movimentos estarem restringidos a uma mão e, por isso, é como se estivéssemos a girar as faces do o cubo em “câmara lenta”, havendo assim mais tempo para pensar.

Tutorial

Top