Perguntas Frequentes

Onde posso comprar um Cubo de Rubik em Portugal?

Em primeiro lugar, deve ter-se em atenção a qualidade do material a adquirir (qualidade de rotação, design e material), essencial para garantir que é minimamente aprazível e interessante de girar. Neste momento, não há lojas físicas especializadas para venda de cubos em Portugal.

Assim, as opções residem, por enquanto, no estrangeiro e online. Há dois tipos de lojas internacionais:
– Na Europa:
Há algumas lojas específicas na Europa que vendem este e outros puzzles similares, tendo a vantagem de estar no espaço europeu e serem mais rápidas (2/3 dias para território nacional). Aqui ficam alguns exemplos (de Espanha e Reino Unido):

– Fora da Europa (China):
As lojas que têm sede em Hong Kong/China são as que mais vendem, mas são também as que demoram mais a chegar a Portugal (cerca de 1 mês para Portugal, na opção mais barata). Alguns exemplos:

– Fora da Europa (EUA):
Existem também lojas populares nos Estados Unidos da América, que fornecem alguns produtos e serviços complementares. Alguns exemplos:

Para encomendas de fora da Europa, conforme a legislação em vigor, há que contar com eventuais taxas alfandegárias em alguns casos em que a encomenda ultrapasse determinados valores.

 

Existe uma grande varidade de cubos à venda. Que Cubo de Rubik devo comprar?

Quanto a cubos de Rubik (3x3x3), tudo depende da utilização que se quer dar.

Para quem está a começar e apenas pretende um cubo, uma opção com bastante popularidade e boa relação qualidade/preço tem o YJ Guanlong ou o Qiyi Sail, como boas opções.

Para uma utilização mais continuada e para quem se quer dedicar mais à prática de speedcubing, algumas das opções mais utilizadas são as usadas em competições, mesmo pelos competidores mais rápidos do mundo. Neste momento, essas opções recaem, por exemplo, no Qiyi Valk 3, Moyu Weilong GTS, Gans Air, …

Existem muitas marcas de cubos de Rubik. São ilegais?

Não. A patente do cubo de Rubik, criado em 1974, expirou por volta do ano 2000, o que levou a que várias empresas começassem a produzir, de forma legal, cubos de Rubik autonomamente e a introduzir novas ideias e melhoramentos no design e na qualidade de rotação.

No YouTube encontram-se vídeos de pessoas a resolver muito rápido? Como é possível?

Um pouco por todo o mundo, realizam-se, todas as semanas, competições de resolução do cubo de Rubik, em velocidade. Estas competições são regulamentadas pela World Cube Association, existindo rankings nacionais e mundiais de resolução em diversas modalidades e variedades de puzzles.

Para competição, normalmente os competidores utilizam métodos mais avançados, apropriados para resolver os puzzles em velocidade. De entre os métodos mais populares para o cubo de Rubik, destacam-se o CFOP, Roux, ZZ, …

No entanto, para atingir um patamar elevado, como em qualquer desporto, é necessário algum tempo de prática.

Qual é o recorde do mundo do Cubo de Rubik? E em Portugal?

Em resolução em velocidade, existem dois recordes mundiais: o de resolução singular (o mais popular por ser rápido) e o de média de 5. A média de 5 permite ter uma ideia mais precisa da velocidade média de resolução de cada competidor (a média é calculada removendo o tempo mais rápido, o tempo mais lento e fazendo a média aritmética dos restantes três tempos).

Aqui ficam os vídeos de resolução:

Em Portugal, os recordes nacionais neste momento pertencem ao Afonso Carapeto, de 7.71 segundos (singular) e 9.45 segundos (média):

Porque é que devo aprender a resolver o Cubo de Rubik? Se aprender a resolver, não se torna maçador ou repetitivo?

Aprender a resolver o cubo de Rubik (e resolvê-lo de forma continuada, procurando tornar-se mais rápido) permite desenvolver capacidades intelectuais, de raciocínio lógico/matemático, de memorização e de destreza física.

O cubo de Rubik pode ser baralhado num total de 4325200327448985600 combinações distintas. Este número absurdo de casos diferentes faz com que seja bastante difícil de haver saturação, uma vez que cada resolução corresponde a uma combinação própria. Quem aprofundar os seus conhecimentos na resolução deste puzzle irá descobrir que há sempre coisas novas a descobrir na resolução do cubo de Rubik e que este é apenas uma porta de entrada numa grande variedade de outros desafios igualmente desafiantes.

Como posso saber que competições decorrem? Há encontros ou competições em Portugal? Posso participar?

Numa grande variedade de países em todo o mundo, há entusiastas pelo cubo de Rubik que realizam competições e encontros. As datas das competições oficiais podem ser consultadas no site oficial da WCA.

Em Portugal, todas as competições são também anunciadas neste site (cubing.pt).

Nestas competições podem participar as pessoas que saibam resolver o puzzle em que se inscrevem.

Onde posso ver ou acompanhar os resultados de competições?

A WCA mantém rankings mundiais atualizados de todas as modalidades no seu site oficial.

Estes são atualizados após cada competição e cada competidor pode acompanhar o seu progresso de resultados individual.

É também possível acompanhar os resultados de competições em tempo real no site Cubecomps.

 

Top