Ortega Avançado

Esta página pretende ir um pouco mais além para quem já conhece o método e pretende otimizar os seus tempos, com alguns algoritmos adicionais e truques simples.

Primeira camada

A primeira camada deve ser feita em inspeção e deve ser intuitiva, uma vez que não é necessária a permutação certa.

Pode igualmente olhar-se para a página sobre a primeira camada bem permutada para entender algumas técnicas.

Orientação da última camada

Podem-se aprender algoritmos para todas as orientações, para evitar ter que fazer ajustes antes de executar os algoritmos.

Antisune 2x2
Antisune
2x2 OLL Antisune 2
L’ U’ L U’ L’ U2 L
2x2 OLL Antisune 3
L U2 L’ U’ L U’ L’
2x2 OLL Antisune 4
R’ U’ R U’ R’ U2 R

sune 2x2
Sune
2x2 OLL Sune 2
L’ U2 L U L’ U L
2x2 OLL Sune 3
L U L’ U L U2 L’
2x2 OLL Sune 4
R’ U2 R U R’ U R

laço 2x2
L
2x2 OLL L 2
R’ U2 R U2 F R F’
2x2 OLL L 3
F’ L F R’ F’ L’ F R

 

2x2 OLL L 4
F R U’ R’ U’ R U R’ F’

Camaleão 2x2
T

2x2 OLL T 2

2x2 OLL T 3
R’ F’ R U R U’ R’ F
2x2 OLL T 4
L U L’ F R B’ R’ F’

H 2x2
H
2x2 OLL H 2
R U R’ U R U’ R’ U R U2 R’

Pi 2x2
Pi
2x2 OLL Pi 2
L F U F’ U’ F U F’ U’ L’
2x2 OLL Pi 3
F U R U’ R’ U R U’ R’ F’

 

2x2 OLL Pi 4
R’ F R2 U’ R2′ F R

 

U 2x2
U
2x2 OLL U 2
R’ U2 R F U’ R’ U’ R U F’

 

2x2 OLL U 3
F U R U’ R’ F’

 

2x2 OLL U 4
R’ F2 R U2 R U2 R’ F2 R U2 R’

 

Permutação da última camada

Como no caso da orientação, podem-se aprender algoritmos para mais ângulos, sem ter que rodar o cubo.

As rotações no início do algoritmo determinam o ângulo de execução.

PBL adjacente / adjacente
Adjacente / Adjacente

y2 R2 U’ R2 U2 F2 U’ R2

y’ F2 U’ F2 U2 R2 U’ R2

2x2 PBL Resolvido/Adjacente
Resolvido / Adjacente

y R’ U R’ F’ R U R’ U’ R’ F R2 U’ R’ U’ R2

2x2 PBL Resolvido/Diagonal
Resolvido / Diagonal

 

R U’ R’ U’ F2 U’ R U R’ D F2 R2

2x2 PBL Diagonal / Adjacente
Diagonal / Adjacente

y U2 R2 U R2′ U’ R2 U R2′ U’ R2

y2 U’ R U’ R’ U’ R’ F2 U’ R U R

y U R2 U’ R2′ U’ R2 U R2 U’ R2′ U’ R2