Método de Guimond

O método de Guimond foi desenvolvido por Gaétan Guimond, na década de 80, e é um método que permite resolver um 2×2 orientando primeiro todos os cantos e depois permutando ambas as camadas. Requer 16 algoritmos (sem casos equivalentes).

Passo 1: Resolver 3/4 de uma face com cores opostas

Deve-se entender aqui cores opostas como cores que aparecem em lados opostos do cubo. No caso do esquema de cores tradicional, são verde/azul, branco/amarelo e vermelho/laranja. Na grande maioria dos casos, se não existir nenhuma face nestas condições,

Eis alguns exemplos de 3/4 de uma face resolvida utilizando cores opostas.

2x2 Guimond Face Exemplo 1

Exemplo 1

2x2 Guimond Face Exemplo 2

Exemplo 2

2x2 Guimond Face Exemplo 3

Exemplo 3

2x2 Guimond Face Exemplo 4

Exemplo 4

2x2 Guimond Face Exemplo 5

Exemplo 5

Como se pode verificar no exemplo 5, não é necessário que essa face parcial tenha que ser constituída sempre por cores opostas. Pode-se usar uma mesma cor ou cores opostas.

Pode-se igualmente observar que os exemplos 1 e 2 são em tudo semelhantes, exceto na orientação do 4º canto que não está bem orientado. Deve-se tomar isso em conta para a correta identificação do caso a executar no passo seguinte.

Passo 2: Orientação dos cantos

Coloca-se a face construída no passo anterior para baixo e, consoante a orientação do último canto não orientado (horária ou anti-horária), executam-se os algoritmos de acordo com as hipóteses apresentadas.

Note-se que se vai usar a cor rosa/roxo para simbolizar cores opostas, isto é, os autocolantes representados nas imagens seguintes podem simbolizar qualquer cor oposta, como no primeiro passo.

Orientação “anti-horária”

2x2 Guimond Orientação 1

F’ L2 F

2x2 Guimond Orientação 2

L2 U L

2x2 Guimond Orientação 3

R2 F2 U F

2x2 Guimond Orientação 4

L U’ L’

2x2 Guimond Orientação 5

y’ R’ F’ R

2x2 Guimond Orientação 6

x2 R U’ B L’

2x2 Guimond Orientação 7

F’ R U’ F2 U’

2x2 Guimond Orientação 8

R F2 U’ R2 F U’

Orientação “horária”

2x2 Guimond Orientação 9

L U2 L’

2x2 Guimond Orientação 10

y L2 D’ R

2x2 Guimond Orientação 11

F2 R2 U’ R’

2x2 Guimond Orientação 12

y R’ U R

2x2 Guimond Orientação 13

L U L’

2x2 Guimond Orientação 14

R U’ B L’

2x2 Guimond Orientação 15

R’ F U’ F2 U

2x2 Guimond Orientação 16

x U R’ U’ R U2 R

Passo 3: Resolver faces opostas

Após a orientação dos cantos, resolvem-se as faces opostas.

Há 4 hipóteses relevantes:

2x2 Guimond Permutação 1

R2 U2 F2

2x2 Guimond Permutação 2

R2 U’ R2′

2x2 Guimond Permutação 3

R2 U’ R2′ U’ R2

2x2 Guimond Permutação 4

R2

Passo 4: Permutar ambas as camadas

Este passo é exatamente igual ao passo de permutação de ambas as camadas do método Ortega.

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